5 dicas para você começar a desenvoler seu jogo
Que tal começar hoje a desenvolver seu jogo? Hoje!
Sim, tirar seu primeiro jogo do papel. Colocar em prática aquela velha idéia de fazer algo que você sempre curtiu e se divertiu, agora sendo feito 100% por você.Não sabe nem por onde começar? Então vou fazer assim: vou te dar 5 dicas para você finalmente conseguir fazer seu jogo.
1. Comece Devagar
Não queira fazer seu AAA ou o próximo GTA. Já pensou em implementar um jogo estilo “Space Invaders”? Ou um clone do “Super Mario World”, ou até mesmo um jogo de naves visto de cima ou de lado no melhor estilo “River Raid”? Então jogos que são considerados “simples” ou “bobos” muitas vezes são os mais divertidos e os que mais atraem o público. Pois são fáceis de jogar, primam pela jogabilidade, as vezes até pelo alto nível de dificuldade.
2. Entenda o conceito
Por incrível que pareça, um jogo é uma entidade muito “simples” conceitualmente, mas que traz uma complexidade imensa por trás desta tal simplicidade. O conceito técnico de um jogo resume-se a um loop infinito que recebe entradas do usuário, processa regras e desenha o estado do jogo na tela. Partindo desta premissa, tudo começa a ficar mais claro e palpável para um programador. Orientação a objetos ajuda muito? Com certeza! E isso pode ser grande aliado para fazer um jogo rapidamente e que possa ser facilmente mantido e evoluído.
3. Arte não é o seu maior problema!
Pelo menos não agora! A não ser que você queira fazer um jogo em nível profissional, para vendas e tudo mais, a arte pode ser facilmente encontrada em repositórios na Internet, gerando inclusive aquela sensação saudosa dos tempos de Atari, Master System, Nintendinho, Mega Drive e muitos outros. Busque repositórios como, por exemplo, o opengameart.org ou mesmo o spriters-resource.com. Lá você verá que tem muita coisa legal pra você fazer seu “frankenstein”.
4. Abuse dos efeitos sonoros
Efeitos sonoros são fundamentais! Claro! Porque eles que dão a dinâmica do jogo e criam o clima para o seu jogador. Existem bibliotecas de efeitos especiais, tais como a soundbible.com que você pode utilizar à vontade, ou o bfxr.net que te dá um editor de efeitos. Claro que há versões gratuitas e pagas, mas muita coisa de custo zero pode ser utilizada.
5. Escolha a plataforma cuidadosamente
Claro que você pode pensar: quero fazer um jogo mobile e publicá-lo na Google Play ou na Apple Store. Sim isso é muito legal, porém tome um cuidado na questão legal (de legislação mesmo) ao utilizar estas artes de jogos consagrados ou efeitos sonoros sem autorização. Se seu objetivo é esse, procure por estes recursos em lojas especializadas (ex. a AssetStore da Unity) e compre ou baixe artes gratuitas. Caso contrário, faça um jogo para PC e gere versões para apenas seus amigos jogarem e te darem feedback.?
O feedback que seus amigos podem te dar são extremamente úteis. Faça um jogo, pelo menos 1 para poder aprender, identificar erros medir seu tempo de aprendizado e desenvolvimento, adquirir confiança e, finalmente, poder se sentir capaz de seguir nesta carreira.
Tire sua idéia do papel! É melhor ter um jogo inicialmente “ruim” e aprimorando-o gradativamente do que nunca iniciar. Com certeza você estará mais próximo da sua melhor versão do jogo, começando a fazer do que simplesmente só esperando.
#vamosprogramar!