Scratch – Pra galerinha começar a programar!
Acho que não preciso explicar, mas todos sabem que sou um entusiasta quando o assunto é ensinar programação. Por conta dos trabalhos que desenvolvo, hoje sou curador de conteúdos do projeto Programaê! das Fundações Lemmann e Telefônica, voltado para ensinar “crianças de 4 a 104 anos de idade” 😀
Pois bem, e o que isso tem ajudado a galera a programar? O Programaê disponibiliza várias ferramentas muito lúdicas?, com recursos visuais e extremamente intuitivas para quem quer começar a programar. Hoje a quantidade de recursos para se aprender a programar é, sem dúvida, infinitamente maior do que há 25 anos, quando comecei, por exemplo. Nada de terminais monocromáticos, disquetes, aprender DOS, Norton Editor, CONFIG.SYS, AUTOEXEC.BAT, Basic e muitas outras coisas que eram sensacionais, mas que, claro amedrontavam 99% do público que tentava se aventurar nisso.
Hoje para aprender a programar é lúdico, divertido e muitas ferramentas abstraem a complexidade sintática das linguagens de programação. Uma delas é o SCRATCH, que possui uma interface na qual comandos são blocos de quebra-cabeça que permitem ao aluno desligar um pouco da sintaxe da programação e concentrar seus esforços na resolução de problemas. Esta é a verdadeira “pegada” da programação: resolver problemas!
Pois bem, mas o Scratch só serve para a galerinha, como sugere o título deste post? Claro que não! Vários cursos de universidades estão cada vez mais aderindo ao uso de Scratch para seus alunos ingressantes. Disciplinas, como Introdução à Programação usam com sucesso o Scratch em diversas instituições não só aqui no Brasil, como no mundo todo (MIT, Stanford e as Fatecs do estado de São Paulo usam muito o Scratch!). Esta abordagem traz para o aluno a essência da resolução de problemas. Isso é muito útil, tanto durante o curso, como para o resto da vida. O aluno entende o propósito da programação e, por consequência, já se identifica, por exemplo, uma diminuição na evasão dos alunos nos primeiros semestres dos cursos de Computação e afins.
Mas vamos deixar uma coisa clara: Scratch é uma ferramenta muito bacana para o primeiro contato com programação sem sustos, sem traumas. Ele te permite evoluir o fundamento da resolução de problemas. Mas, como bons profissionais da área sempre querem mais (mais desafios, mais complexos, que os valorizem mais), não podemos parar por aí. Busque sempre evoluir, sejam no uso das linguagens, nas dificuldades de problemas e até na busca e desenvolvimento de novas tecnologias.
Assim como o Scratch, comece aos poucos, treinando fundamento e evolua gradativamente. Com isso seu aprendizado torna-se consistente e permanente.
Quer saber mais sobre o Scratch? Acessa aí https://scratch.mit.edu/. Lá tem muita coisa legal que pode ser vista para você ter suas próprias idéias
#vamosprogramar