Como aprender a programar?
Esta é a resposta que pode mudar sua vida! (risos)
Muitos alunos e amigos vem até mim procurando saber: “professor, por onde eu começo?” Na verdade para aprender a programar, são necessários alguns hábitos. E estes hábitos precisam ser criados, cultivados e praticados de forma sistemática, para que você não desanime ou se coloque uma carga de trabalho excessiva no início, vindo a desanimar depois. Sabe aquela história de querer fazer regime e começar 3 dias comendo só alface e água? Ou ainda já começar na academia querendo levantar 150kg em cada braço? Então, assim como programação, esse tipo de estratégia não dá certo!
Mas antes de começar precisamos entender o que é programar. Na verdade programar é um ato de organizar seu raciocínio. Você precisa ser uma pessoa que tenha disposição a organizar suas idéias de acordo com uma sequência. “Ah Isidro, mas e se eu não tenho esta disposição, não sirvo pra isso?” Claro que serve! Você pode desenvolver esta habilidade e vou tentar te mostrar como.?
Por que sequência? Porque todo computador (até que se prove o contrário :p) funciona executando sempre 1 instrução após a outra. E isso tem que ser assim simples e sem nenhum tipo de interpretação. Tem que ser exato.
Pois bem, mas e como pensar em resolução de problemas? Um exercício que eu gosto muito de fazer com meus alunos é: escreva sua forma de resolver um problema. Tente explicar o que você faz ao acordar. Muitos me dirão “tomo café” ou “escovo os dentes” ou até “troco de roupa”. Ok, mas ainda de olhos fechados? Na cama? Deitado? Coberto? Você não tem que, primeiro, abrir os olhos, se descobrir, levantar?
Lembre-se de uma coisa: a máquina (computador) não sabe de nada! Ele só responde ao que a gente instruí-lo. Se por acaso escrevermos uma instrução “errada” ou fora de ordem, simplesmente ele pode não entender o que pedimos ou mesmo não executar aquilo que esperamos.
Então, pra concluir:
- Sempre busque (nas diversas atividades do seu dia-a-dia) organizar seu raciocínio.?
- Pense que o computador só é rápido no que ele faz, ele não conhece as coisas previamente como nós conhecemos
- Comece praticando aos poucos, porém de forma sempre constante e frequente.
- Sempre haverá novos desafios, fique tranquilo. Se os problemas que necessitam de programação estivessem resolvidos, a profissão de programador já teria sido extinta há muito tempo
Mas por onde começar?
-
Já procurou saber um pouco sobre “a Hora do código” ou “Scratch”? Dá um pulo no www.programae.org.br (projeto que sou curador, inclusive) e comece a ver os exercícios e ter atenção às aulas. Você vai ver que programar está muito mais próximo de você do que você imagina.
#vamosprogramar!