Carreiras em Computação – Qual escolher?
Poder conversar com a galera que deseja ir para o “Lado Negro da Força” – leia-se “Computação” – sempre é muito legal e muito desafiador. No último sábado, tive a oportunidade de participar da feira de profissões organizada pelo Colégio Visconde de Porto Seguro. Mesmo em um horário disputado entre profissões como Marketing e Direito, tinha uma galera super interessada na área de Tecnologia (o que é super legal para uma área de Exatas). Como era de se esperar cheios de expectativas e questionamentos. Conversamos sobre isso lá, mas resolvi escrever esse post, pois penso que mais pessoas compartilham dessas dúvidas. Então bora lá!
Vamos conhecer um pouco mais de cada uma dessas carreiras? Resumidamente, é claro! As informações aqui apresentadas seguem as diretrizes curriculares definidas pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
1. Bacharelado em Ciência da Computação
O Bacharel em Ciência da Computação é aquele profissional que tem a Computação como objeto de estudo, ou seja, é o profissional que vai entender muito de computação e muito profundamente. Matemática, álgebra, geometria, tudo isso é fundamental? Sim! Geralmente é o profissional habilitado a desenvolver Soluções de Software para que outros profissionais criem seus softwares.
Por exemplo: uma nova linguagem de programação será desenvolvida por um Cientista da Computação. Um Software de gestão que integre vários departamentos de uma grande empresa, uma ferramenta para desenvolver jogos (ou mesmo o jogo em si), um aplicativo para um celular ou até mesmo um software para calcular distâncias entre planetas, todos estes serão desenvolvidos por um Cientista da Computação. Notem que o Cientista da Computação atua em um ponto comum para todas estas situações: Ele desenvolve Software!
2. Bacharelado em Sistemas de Informação
Já o Bacharel em Sistemas de Informação também desenvolve software, porém com uma ênfase mais voltada para aplicar isso para atender um determinado negócio, um ramo de atividade. O profissional de Sistemas de Informação, em geral, está com uma visão de Administrador de uma empresa que busca utilizar da computação para automatizar uma tarefa, ganhar mais produtividade ou competitividade através do uso de software. Antigamente o Bacharel em Sistemas de Informação era conhecido como Analista de Sistemas, pois ele precisa conhecer muito do ramo de atuação da empresa que trabalha para saber qual a melhor solução de software? utilizar. Além disso, ele deve decidir (e tem condições de) se essa solução será desenvolvida internamente ou se é melhor ser adquirida de um fornecedor.
3. Engenharia da Computação
Já o Engenheiro da Computação, como a maioria dos engenheiros, tem uma visão de integrar sistemas e tecnologias, fazendo a “ponte” entre vários profissionais. No caso do Engenheiro de Computação, uma ênfase muito aplicada é a da Automação, ou seja, integrar Engenharia Mecânica, Elétrica e Ciência da computação para automatizar tarefas em um robô, por exemplo. O Engenheiro da Computação tem esta visão do “todo” e consegue buscar soluções de profissionais especialistas (ou ele mesmo desenvolver) para resolver problemas complexos que envolvam diversas áreas técnicas em um problema.
Resumindo…
Mesmo todos estes profissionais possuindo diferentes características, uma coisa que é muito comum a todas essas três carreiras: a resolução de problemas. O profissional destas áreas será remunerado e valorizado pela quantidade e velocidade com que resolve problemas de forma eficiente e eficaz. Este é o profissional “disputado aos tapas” pelo mercado!
E qual o segredo do profissional bem sucedido nestas áreas? Paixão pelo Estudo! Diferentemente de algumas profissões, a Computação evolui em uma velocidade insana (isso mesmo, insana!), tendo tecnologias sendo criadas e tornando-se obsoletas em menos de 1 ano. Isso é algo que exige um o profissional que tenha paixão por estudar (e não de forma superficial), buscar de forma crítica os pontos positivos e negativos de cada tecnologia e saber como e por que aplicá-las nas suas diversas atividades profissionais.
Tem outras dúvidas sobre a área de computação, programação ou tecnologia? Envie para mim no email isidro@professorisidro.com.br!
#vamosprogramar!