Guia rápido para quem está começando…
- Posted by Professor Isidro
- Categories Carreira, Development
- Date 21 de outubro de 2020
Por que deste artigo?
A idéia deste pequeno artigo é gerar um guia de consulta rápida para quem está iniciando na linguagem Java e quer ter um mecanismo de consulta simples e direto das sintaxes dos principais comandos.
Não temos por objetivo esgotar os comandos da linguagem, mas tornar a vida de quem está iniciando um pouco menos turbulenta.
A maioria dos comandos aqui existentes são ferramentas suficientes para resolver os problemas de nível “Iniciante” do Uri Online Judge. Aproveitem!
Comandos de Decisão
IF
Sintaxe
if (condicao) { comandos }
Descrição
Decisões simples com tratamento apenas para casos onde a condição é verdadeira. Caso a condição (ou condições) seja(m) falsa(s), ignora o bloco de comandos.
Exemplo
Scanner teclado = new Scanner(System.in); float n1 = teclado.nextFloat(); float n2 = teclado.nextFloat(); float me = (n1 + n2)/2; if (me >= 6){ System.out.println("APROVADO!"); } System.out.println("Fim do programa");
If/Else
Sintaxe
if (condicao) { comandos } else{ comandos }
Descrição
Decisões simples com tratamento tanto do resultado verdadeiro, quanto do resultado falso.
Exemplo
Scanner teclado = new Scanner(System.in); float n1 = teclado.nextFloat(); float n2 = teclado.nextFloat(); float me = (n1 + n2)/2; if (me >= 6){ System.out.println("APROVADO"); } else{ System.out.println("REPROVADO"); } System.out.println("Fim do programa");
Else IF
Sintaxe
if (condicao) { comandos } else if { comandos } else if { comandos } ...
Descrição
No fundo no fundo, a instrução else if é utilizada para tornar mais elegantes as decisões aninhadas. Desenvolvedores que não utilizam o estilo de escrita else if correm o risco de escreverem o famoso “código hadouken“, tornando-o difícil de ler e manter.
Exemplo
Scanner teclado = new Scanner(System.in); float n1 = teclado.nextFloat(); float n2 = teclado.nextFloat(); float me = (n1 + n2)/2; if (me >= 9){ System.out.println("Conceito A"); } else if (me >= 7){ System.out.println("Conceito B"); } else if (me >= 5){ System.out.println("Conceito C"); else{ System.out.println("REPROVADO"); } System.out.println("Fim do programa");
Switch/Case
Sintaxe
switch(variavel){ case valor1: comandos break; case valor2: comandos break; ... default: comandos }
Descrição
Switch é uma solução elegante para testarmos igualdades. Para tanto serve apenas para os tipos inteiros, caracteres e Strings. Mas cuidado: originalmente o switch propaga a igualdade para todos os case. Portanto, se você quer ter um Switch com o mesmo comportamento de um if, você deve incluir a instrução break no final do seu conjunto de comandos.
Exemplo
Scanner teclado = new Scanner(System.in); int valor = teclado.nextInt(); switch(valor){ case 1: System.out.println("Digitou o valor 1"); break; case 2: System.out.println("Digitou o valor 2"); break; case 3: System.out.println("Digitou o valor 3"); break; default: System.out.println("Digitou outro valor"); }
Comandos de Repetição
WHILE
Sintaxe
while(condicao){ comandos }
Descrição
O comando while tem por característica primeiro testar a condição para depois realizar o código de dentro do bloco. Isso significa que o bloco pode executar, no mínimo 0 vezes e no máximo infinitas vezes (caso a condição nunca seja alterada). Usualmente aplicamos WHILE em situações em que não sabemos de antemão quantos elementos serão lidos.
Exemplo
Scanner teclado = new Scanner(System.in); int numero = teclado.nextInt(); int res; int cont = 0; while (cont <= 10){ res = cont * numero; System.out.println(numero +"x"+ cont+"="+res); cont++ }
DO/WHILE
Sintaxe
do{ comandos }while(condicao);
Descrição
O comando do…while tem por característica primeiro executar o bloco para depois testar a condição. Isso significa que o bloco pode executar, no mínimo 1 vez e no máximo infinitas vezes (caso a condição nunca seja alterada). De forma análoga, também usualmente aplicamos DO…WHILE em situações em que não sabemos de antemão quantos elementos serão lidos.
Exemplo
Scanner teclado = new Scanner(System.in); int numero = teclado.nextInt(); int res; int cont = 0; do { res = cont * numero; System.out.println(numero +"x"+ cont+"="+res); cont++ }(cont <= 10);
FOR
Sintaxe
for (inicio; condicao; incremento){ comandos }
Descrição
O comando for é muito utilizado quanto sabemos de antemão a quantidade exata de vezes que vamos executar o laço. Isso obviamente não é uma regra, pois repetições podem ser feitas com quaisquer comandos (while, for ou do/while). Entretanto o que diferencia o for dos demais é a existência do cabeçalho que tem os seguintes componentes: inicialização da variável, condição de continuidade e comando de alteração da variável (incremento ou decremento).
Exemplo
Scanner teclado = new Scanner(System.in); int numero = teclado.nextInt(); int res; for(int cont=0; cont<=10; cont++){ res = cont * numero; System.out.println(numero +"x"+ cont+"="+res); }
FOR “EACH”
Sintaxe
for (tipo variavel: lista){ comandos }
Descrição
O famoso comando forEach neste caso nada mais é do que uma variação sintática do for aplicável exclusivamente para conjuntos (listas, iteradores, coleções). Ele tem a característica de possuir um menor controle sobre o início e o fim da repetição, pois parte da premissa que será percorrido todo o conjunto (toda a lista).
Exemplo
int valores[] = { 1,2,3,4,5,6,7,8,9}; for (int elemento: valores){ System.out.println("E:"+elemento); }
Eu ajudo alunos de Ciência da Computação, Sistemas da Informação, Engenharia da Computação e afins a aprenderem de verdade os fundamentos da Programação ;-)
Professor, PhD em Engenharia da Computação pela Poli-USP, Mestre e Bacharel em Ciência da Computação pela UFSCAR
Curador de Conteúdos da Campus Party
Curador de Conteúdos do Programaê!